Skip to main content

Você sabe o que são semijoias? Quais são as principais diferenças entre uma semijoia e uma joia? E bijuteria?  Você tem dúvida ,é uma semijoia ou não?

São muitas perguntas. Muitos mitos e explicaremos o que é cada categoria e desvendaremos o mito maior que gira em cima deste tema: Você acha que é feio usar semijoias? Então vamos lá desvendar esse mistério?

O que são jóias?

As jóias são adornos, acessórios femininos feitos por  material nobre e natural. Por exemplo, o ouro. O ouro é o elemento da natureza mais comum utilizado de forma generalizada  nas joalherias para a confecção de jóias.

O que são semijoias?

A semijoia são acessórios, é uma peça feita com metal não nobre, a base da semijoia é o latão, um dos  materiais mais comuns considerado não nobre a serem usados para esse fim,  mas que, durante o seu processo de acabamento, recebe um banho de composto nobre. Aliás, popularmente, esse passo é chamado de “banho de ouro, prata ou  banho de Ródio que pode ser branco ou Negro ”.Já vale adiantar, também, que não existem diferenças entre banho ou folheado, na qualidade, somente no processo.

A espessura do banho depende de cada fabricante e é um indicativo de qualidade. Quanto mais milésimos de ouro tiver, maior a durabilidade da peça. 

Uma semijoia de 5 a 10 milésimos de ouro é considerada de excelente qualidade. 

Então, você imaginava que a resposta para “o que é semijoia” fosse tudo isso? As peças são realmente surpreendentes! 

Folheado ou banhado?

Você pode estar se perguntando se há diferença. Sim, há. Uma semijoia folheada, por exemplo, é uma peça que passou pelo processo de folheação. Ou seja, foi aplicada uma folha fina de ouro, por exemplo. Esse processo é feito por compressão e o seu efeito é definitivo.

Já uma semijoia banhada  recebe, como o nome mesmo sugere, um banho,e o mais conhecido é  de ouro derretido. Esse banho, todavia, pode ser mais espesso ou mais superficial. É isso que determina a qualidade da peça.

Bijuterias

As  bijuterias são feitas de qualquer tipo de material e não possuem tratamento de qualquer elemento nobre. Uma bijuteria pode ser feita de qualquer coisa: tecido, arame, metal, courinho, enfim, possibilidades mil.

Semijoias causam alergias?

Não. Você pode ficar tranquilo, porque um dos grandes benefícios das semijoias é que elas não causam alergia, hoje já temos a opção de banhar as peças com a exclusão do famigerado Níquel. Lembrando que também não ficam escurecidas. 

Ao contrário do que se pensa, ouro e prata também podem causar alergias. Tudo depende mesmo é da pessoa que é sensível, por isso o uso da peça deve ser suspenso imediatamente, mesmo se for inteiramente de ouro.

Entretanto, é claro que é mais raro alguém ser alérgico a ouro, e é muito mais comum pessoas serem alérgicas a níquel. Sim, é o Níquel o vilão das pessoas que adoram jóias, mas nem sempre dão sorte em encontrar opções que não se transformem em intimações ao dermatologista. O níquel está em praticamente todos os tipos de semijoias ou bijuterias e até mesmo em algumas joias.

Como identificar uma semijoia

Será que você saberia fazer esse reconhecimento agora? Para isso, claro, precisamos reparar bem nas semijoias e suas características. 

Confira principalmente os seguintes pontos: 

  • peso: as semijoias pesam um pouco a mais do que as bijuterias, por exemplo;
  • reação alérgica: se possível, experimente e fique com os acessórios durante alguns minutos. Isso porque as semijoias não causam alergias.

Fora isso, também é importante dizer que, tomando os cuidados com limpeza e conservação, essas variações de peças não escurecem.

E as zircônias? Elas são jóias?

E as zircônias? Elas são jóias?

A zircônia é uma pedra sintética – ou seja, ela é produzida pelo homem e não pela natureza – e ela se assemelha ao diamante. Normalmente é incolor, mas pode ser feita em várias cores.

Como o seu custo é baixo – comparado com o diamante – o uso de zircônias em semijoias é recorrente e condiz com a própria natureza da semijoia. Esteticamente é bastante parecida.

Conclusão

Gostou de saber o que é semijoia e outros tipos de acessórios? 

Agora você já tem todo o conhecimento para escolher peças lindas e de grande qualidade. Aproveite para renovar o suas peças e usar novos modelos. Vem para a A Dondoca e arrase no Look!

Leave a Reply

Fale com A dondoca
Enviar via WhatsApp