Skip to main content

Você Sabia !

 

O escurecimento das semijoias, até mesmo as de alta qualidade, é um processo natural: a camada de metal nobre fica o tempo todo em contato com o ambiente, sofrendo reações físicas (tipo os arranhões causados pelo atrito com outros objetos) e químicas (como a oxidação e a corrosão)  afetam a aparência e a durabilidade das peças.

A oxidação é um processo químico natural que deixa os metais escurecidos e com aparência turva. Ela acontece quando o metal entra em contato com o oxigênio, presente tanto no ar, quanto na água. Mas, existe um vilão que contribui para que este processo aconteça mais rápido: o ácido úrico.

Algumas mulheres possuem o índice de ácido úrico elevado e, por conta disso, notam que tanto joias como semijoias acabam escurecendo com o contato com a pele. Neste artigo, reunimos as principais informações sobre o ácido úrico para você entender porque ele é o maior vilão dos acessórios femininos e como aprender a lidar com ele. Confira!

O que é o ácido úrico ?

 

O ácido úrico é um composto orgânico de carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, se forma em nosso corpo, é uma substância proveniente de uma proteína chamada purina , presente em vários alimentos. O ácido úrico é naturalmente produzido pelo nosso corpo, por isso, não podemos fazer com que isso simplesmente pare. Ele é eliminado através do  suor e um dos cuidados que devemos ter com nossos acessórios, é evitar usá-los ao praticar esportes ou  exercícios físicos (para que não tenham esse contato direto com o suor).

O ácido úrico elevado que se torna um problema sério, mas é controlável através de uma dieta balanceada e em alguns casos, com medicamentos receitados por seu médico. O excesso do ácido úrico pode causar diversos problemas sérios de saúde.

As principais causas do ácido úrico elevado estão relacionadas à sua alimentação, como por exemplo, o consumo em excesso de carne vermelha e frutos do mar. 

 

Como o ácido úrico pode prejudicar as semijoias?

É importante entender que todo metal oxida. O que muda de um para o outro, é a velocidade com que isso acontece. O ouro e a prata, por exemplo, demoram muito mais para oxidar do que ferro ou cobre. O aço inox, por incrível que parece, também oxida, só que demora.

O excesso de ácido úrico que eliminamos pelo suor, acelera a oxidação das semijoias. Por isso, quem tem esse problema de saúde costuma dizer que o ácido úrico escurece as peças, mas isso é por conta do processo de oxidação.

Em alguns casos, o ácido úrico é tão alto que ele “come” toda a camada de metal nobre (ouro, prata, ródio) dá semijoia, chegando até a parte da liga de cobre. Caso a peça chegue neste estado, somente um novo banho pode salvar sua peça.

Saiba o que fazer para usar semijoias se tenho esse problema?

Claro que Sim, você pode e deve  se atentar a cuidar da sua saúde. Para nós aqui da A Dondoca a sua beleza é muito importante E nesse caso, o  ácido úrico elevado tem cura através de um tratamento simples indicado pelo seu médico.

E suas peças, com o devido cuidado de conservação e uso, podem durar anos e anos. Vale o lembrete:

  • Não use semijoias no banho, na praia ou na piscina;
  • Não use para fazer exercícios físico para evitar o contato com o suor;
  • Limpe suas peças antes de guardar e guarde separada umas das outras;
  • Não passe perfume ou cremes em cima das suas semijoias, use antes de colocá-las!

Para finalizar, o ácido úrico é diferente de ser alérgico à acessórios por conta de um componente como cádmio ou mesmo  níquel, alergia ao ouro nobre. 

Além disso, caso você tenha o ácido úrico muito elevado, procure consultar um médico. Somente este profissional pode te indicar o tratamento mais adequado para tratar deste problema.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender um dos maiores problemas das joias e semijoias, o ácido úrico. É importante manter seus exames e a saúde em dia, lembre-se que sua beleza vem de dentro para fora. ♥

Para ter maior confiança nas suas semijoias, se certifique que elas sejam de qualidade

Gostou do conteúdo? Confira essas e muito mais matérias interessantes .

 

Leave a Reply

Fale com A dondoca
Enviar via WhatsApp